20100927

Short Course in Radiocarbon Dating

Short Course in Radiocarbon Dating


23 a 24 de Março de 2011

Oxford university


This course is aimed at a wide community of radiocarbon users, including Quaternary
geologists, palaeobiologists, archaeologists and marine geoscientists. It will cover key aspects

of radiocarbon dating including sample selection, laboratory processes and Bayesian analyses of

radiocarbon dates. Various aspects relating to the production and interpretation of radiocarbon

dating will be taught by members of the NERC Radiocarbon Facility, based at both Oxford and

East Kilbride. This course aims to become a core component of practical radiocarbon training in the UK.

The programme has been formulated to introduce radiocarbon dating to participants by exploring

- through lectures, tours and tutorials - the key issues essential to the reliable production of

radiocarbon dates. Due to keen interest by many members of the user community, an introduction

to Bayesian analysis in the interpretation of radiocarbon data has been included as part of the course.

This course has been developed by the NERC Radiocarbon Facility, which is NERC and AHRC

funded and consists of the science-based archaeology node at Oxford (Oxford Radiocarbon

Accelerator Unit: ORAU) and the environment node at East Kilbride (Scottish Universities

Environmental Research Centre: SUERC).

NERC Radiocarbon Facility

20100917

Software para análise estatística

O programa C2, desenvolvido pelo Dr. Steve Juggins, constitui uma poderosa ferramenta no âmbito das técnicas numéricas utilizadas em paleoecologia.

Disponível gratuitamente no site:

Versão 1.6 do programa C2 - http://www.staff.ncl.ac.uk/staff/stephen.juggins/software/C2Home.htm

homepage do Dr. Steve Juggins - http://darrel.maddyonline.co.uk/Steve.html

20100916

Sugestão do programa biosfera

O blogue 100bosques apresenta uma série de fotografias de bosques ibéricos (tão só 100!), tiradas pelo fotógrafo Kaiko...a este blogue está também associado um livro (já editado!) .

Estão também disponíveis uma série de informações associadas aos bosques patentes nas fotografias.

http://100bosques.blogspot.com/ 

Bons passeios virtuais!

Software para análise estatística

 A estatística é uma ferramenta cada vez mais útil na análise de dados...por isso aqui vai um site com dois programas testados no âmbito da ecologia quantitativa e que poderá ter aplicabilidade em outras ciências nomeadamente a paleoecologia:


MULTI

Can perform flexible exploratory analysis, randomization testing and bootstrap resampling with multivariate data. It can handle qualitative, quantitative and mixed data types, offering several options for data transformation, resemblance measures, ordination and clustering techniques.

SYNCSA
Is an application program designed for the analysis of metacommunities based on functional traits and phylogeny of the community components.http://ecoqua.ecologia.ufrgs.br/ecoqua/SYNCSA.html

20100915

8º Encontro de Arqueologia do Algarve -"A Arqueologia e as outras Ciências"

8º Encontro de Arqueologia do Algarve -"A Arqueologia e as outras Ciências" 

É já no próximo mês!


O 8º Encontro de Arqueologia do Algarve - "A Arqueologia e as outras Ciências" Call for papers terá lugar em Silves nos dias 21, 22 e 23 de Outubro. Destaque para o dia 24 - A arqueologia e as outras ciências!



O Encontro de Arqueologia do Algarve, este ano temático, dedicar-se-á exclusivamente à divulgação de trabalhos que tenham subjacentes estratégias de interdisciplinaridade intitulando-se: ? A Arqueologia e as Outras Ciências?.

O mesmo terá lugar em Silves nos dias 21, 22 e 23 de Outubro e conta com a habitual organização da Câmara Municipal de Silves que este ano, dada a sua especificidade, tem como parceiros, além da Universidade do Algarve, do IGESPAR e da DRC Algarve, também o Instituto Tecnológico e Nuclear.


ARQUEOBOTÂNICA - Estudos de restos botânicos (pólenes, carvões, sementes, fitólitos...) pertinentes para o conhecimento da evolução dos cobertos vegetais ou da utilização destes recursos por parte dos grupos humanos.
ARQUEOMETALURGIA - Estudos sobre metalurgia antiga, designadamente sobre composições elementares das ligas metálicas e cadeias operatórias, bem como sobre restos de operações metalúrgicas (cadinhos, moldes, escórias, pingos de fundição, fornalhas, algaravizes).
BIOANTROPOLOGIA - Estudos de antropologia biológica, designadamente estudos arqueotanatológicos dos contextos no terreno e estudos paleobiológicos de indivíduos e séries exumadas (perfil biológico e episódios patológicos), para caracterização das populações a partir dos seus vestígios ósseos.
DATAÇÃO ABSOLUTA - Aplicações de métodos de datação absoluta - radiocarbono, luminescência (TL, OSL) ou outros - no estabelecimento de cronologias de sítios arqueológicos e/ou de períodos culturais.
ESTUDOS DE PROVENIÊNCIA - Estudos que, através da aplicação de métodos instrumentais de análise química, estrutural, mineralógica, isotópica ou outra, permitam estabelecer uma origem comum para grupos de artefactos arqueológicos, nomeadamente para cerâmicas, metais e líticos.
GEOARQUEOLOGIA E GEOFÍSICA - Estudos de território e de organização espacial dos habitats, com base em análises de depósitos de natureza antrópica (sócio-histórica) e respectiva relação estratigráfica, estudos de teledetecção e prospecções geofísicas.
MUSEOGRAFIA ARQUEOLÓGICA - Estudos arqueométricos de artefactos ou colecções de artefactos que tenham em vista a respectiva conservação ou tratamento de restauro. Estudos de caracterização ou monitorização de espaços ou edifícios, no âmbito de planos de conservação preventiva.
ZOOARQUEOLOGIA - Estudos sobre colecções de restos faunísticos (mamalógicos, malacológicos, ou outros) provenientes de contextos arqueológicos e, assim, relevantes para o conhecimento das estratégias de exploração animal pelas populações do passado.
Outros estudos que, tendo como ponto de partida a investigação histórica-arqueológica, evidenciem uma estratégia de interdisciplinaridade e não se insiram nas áreas atrás descritas.


Organização
Câmara Municipal de Silves e como parceiros a Universidade do Algarve, o IGESPAR, a DRC Algarve e Instituto Tecnológico e Nuclear
Mais informação no site do IGESPAR.

Isto andava um bocadinho abandonado!

Vamos lá retomar os trabalhos!